A importância da Voz do Cliente para a Inovação de Produtos

27/01/15

A maioria dos empresários brasileiros está consciente do papel da inovação para a prosperidade de seus negócios e a sustentação de suas posições no mercado. Há três tipos principais de inovação que as organizações podem desenvolver:

• Inovação incremental básica: melhorias incrementais ou renovação em produtos atuais, visando à sustentação ou melhoria de posição no mercado;

• Inovação incremental relativa: extensão ou ampliação da família de produtos atuais, visando atender novos segmentos de mercado;

• Inovação radical ou conceitual: desenvolvimento de um produto completamente diferente daqueles até então existentes no mercado.

O caminho mais seguro para as organizações alcançarem sucesso em inovações de produtos consiste em integrar de forma contínua e sistemática o conhecimento em tecnologia de produtos e processos e o conhecimento de mercado, desenvolvendo formas cada vez mais precisas de prever as tendências de cada um. Ao aliar estes conhecimentos ao longo do tempo, cria-se uma base sólida para identificação de oportunidades de novos produtos e modelos de negócio de grande valor.

Neste contexto, o conhecimento do cliente deve merecer uma atenção especial. A questão chave é focalizar as necessidades dos clientes, tendo em mente que nem sempre eles saberão se expressar verbalmente sobre elas. Há necessidades conscientes que os clientes podem falar sobre elas sem dificuldades, tomando como referência suas experiências com os produtos existentes no mercado. No entanto, há também necessidades latentes, que os clientes ainda não têm consciência e que permanecem encobertas devido à inexistência de produtos que as satisfaçam.

Como regra geral, quanto mais se aprofunda na identificação de necessidades latentes dos clientes, maior a chance de criar inovações revolucionárias.

As dimensões principais que a DMEP aborda em pesquisas de mercado são Cliente, Produto e Cenário, com diferentes ênfases em cada tipo de projeto de inovação.

Dimensões utilizadas na Pesquisa de Mercado:

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