Compreendendo o mercado por diferentes olhares

20/12/14

O novo contexto da chamada Sociedade da Informação impôs às organizações diversas mudanças de paradigmas, bem como a velocidade em que essas precisam tomar decisões para garantir vantagens competitivas ou mesmo a sua sobrevivência em um ambiente cada vez mais competitivo.

Em toda tomada decisão existe a presença da incerteza quanto aos efeitos dessa decisão no futuro. Essa incerteza está sempre associada a ausência de informação ou a uma compreensão limitada, sobretudo do mercado. Compreender e absolver as informações do mercado permite a tomada de decisões consistente e o desdobramento de iniciativas que busquem o crescimento da empresa.

Por outro lado, a busca por informações que minimizam as incertezas está restringida pela disponibilidade de recursos que organização possui. Em outras palavras, as organizações precisam buscar informações para mitigar a sua cegueira com relação ao mercado, porém até o limite dos recursos que possuem para fazer essa busca.

Minimizar esta cegueira ao menor custo passa por uma correta compreensão dos diferentes agentes que estão em seu entorno e como esses agentes podem contribuir com uma melhor visão do mercado. A organização deve utilizar das interações com os diversos agentes no ambiente externo para minimizar a sua cegueira ao menor custo.

O primeiro passo é compreender sua cadeia de valor e identificar os diversos agentes dessa cadeia, entendendo como cada olhar pode contribuir para a visão de mercado, como ilustra a figura abaixo.

Os diferentes olhares variam para cada setor, para cada modelo de negócio e para cada empresa. Identificar e obter dados junto a estes diversos agentes por meio de uma metodologia consistente, transformar dados em informações por meio de análises e utilizar essas informações permitem uma melhor compreensão do mercado ao mesmo tempo em que minimizam o dispêndio de recursos desnecessários ou pouco agregam.

É fundamental que as organizações busquem minimizar a sua cegueira em relação ao mercado. Deve-se buscar diferentes olhares que permitam um custo menor, uma velocidade maior e, principalmente, uma inteligência que, mais do que levantar dados de diversos olhares, consiga gerar informações úteis para a consolidação de uma melhor visão do mercado.

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