Acertando o alvo

02/04/15

Todas as empresas gostam de ter um plano estratégico “matador”. Plano de produtos e serviços diferenciados para mercados extremamente demandantes, com proposta de valor único, diferenciais competitivos e ainda com grandes barreiras de entrada da concorrência, um oceano azul para poder navegar por dias, meses e anos.

 

Mas, o que acontece quando pegamos todas as ideias e passamos para a operação, nem sempre é assim tão azul. O que percebemos em diversas empresas nacionais ou globais é que esta passagem de bastão é multicolorida, equipes podem achar mais simples absorver a fatia que condiz com sua meta departamental ou pessoal, e repassa parte do trabalho para o outro lado do muro. Como sabemos, esta falta de estruturação só leva a um caminho: falta de foco. É quando perdemos a oportunidade de executar nosso plano tão brilhante, usando plenamente nossas competências e correlações que nos diferenciam realmente dos nossos concorrentes.

 

O método científico e gerencial de diagnóstico, análise, preparação e desenvolvimento auxilia as organizações a não perderem o foco. Após definirmos para onde iremos, precisamos alinhar todas as iniciativas executivas, táticas e operacionais ao objetivo único. Este método solidifica não só o resultado global em cada área, mais, permite que prioridades sejam definidas com percepção do todo e com aproveitamento das sinergias entre as iniciativas de Estudos, Projetos e Ações.

 

Há um equilíbrio que deve ser respeitado e uma meta a ser alcançada. A Gestão de Portfólios que carrega a visão de programas estratégicos, projetos de estudos e pesquisas, de desenvolvimento, e ações corretivas, busca sempre alinhar as reservas de recursos, as expectativas de ganhos, os riscos, e a meta. Em um momento de grandes incertezas internas e externas como o que estamos vivendo, perder este alinhamento pode ser a diferença entre ganhar ou perder. Cega é a organização que não correlaciona todas estas dimensões em suas decisões gerenciais. Vamos acertar?

Clique aqui para fazer o download do ensaio em PDF.